28/03/07

Suicídio Encomendado


Apologia do (bom) humor

Talvez o mundo se divida, sobretudo, entre os que sabem rir e os que não sabem. Ou seja: há os que sabem rir. Ponto. E há os que não sabem rir mas sabem fazer rir. Esses, por mim, estão perdoados. E há os que não sabem rir mas sabem respeitar os que riem. Esses perdoam-me. Mas depois há os que não sabem rir nem gostam que os outros riam, e falam disso, e escrevem sobre isso, e sentem-se melhor a dizer: não olhem, não vão, não riam, por favor fiquem aqui a ler os meus devaneios sobre o cinema alternativo da cueca.

Dito isto, que é só um desabafo a seguir ao qual me comprometo a compremeter-me e a dizer a verdade, chego finalmente ao ponto de humor negro.

«Suicídio encomendado», o filme de Artur Serra Araújo que estreou nesta edição do Fantasporto, é do melhor humor que se fez no Portugal recente. Portugal é um país de gente séria. Tão séria. Mesmo assim, na sala, o riso foi a verdade. (Os críticos riem por último, é pena...) Tinoco é um herói trágico (qual anti-herói!) do século 21, um vulgar herói de 30 anos com a vida virada do avesso. Se calhar, é preciso ter 28 anos (como eu) e viver numa cidade esquecida (como eu) para entender o que este filme tem de mais brilhante: tudo. Da subtileza dos diálogos à solidez das personagens. «Suicídio Encomendado» vem preencher uma lacuna na forma que Portugal tem de rir. E Tinoco, se não se suicidasse, poderia vir a ser um Mr. Bean à portuguesa. Com tempo. Continuado no tempo.

Pronto. Quem me conhece, sabe que não sou de grandes causas. Mas esta vale mesmo a pena.

PS:

A sinopse_Imagine-se em casa… O telefone toca, tentam vender-lhe alguma coisa, são os chatos do costume… Só que, desta vez, vendem-lhe um suicídio, o seu suicídio encomendado. Foi o que aconteceu a Luís Tinoco, um jovem com cerca de trinta anos e que já tinha pensado em morrer. Trata-se de uma personagem carismática, com uma infância bizarra e que actualmente não consegue viver feliz. Tinoco compra o seu próprio suicídio, preparado e elaborado de forma condizente com o motivo pelo qual deseja morrer: Amor.

O lugar_Cinemas Lusomundo - NorteShopping e GaiaShopping. Despachem-se!

Sem comentários: